03-12-2020
Coren-RN emite nota de repúdio contra publicação de Danilo Gentili

Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) vem a público manifestar o seu repúdio ao apresentador de TV Danilo Gentili, pela publicação ofensiva à categoria de Enfermagem, em rede social, na última terça-feira (1/12).

Em tom de piada, a postagem não só inferioriza o trabalho dos profissionais de enfermagem, em especial, das enfermeiras, técnicas e auxiliares, como estimula um estereótipo de imagem sexual da profissional do cuidado e o preconceito contra elas.

Infelizmente, somado aos problemas de salários baixos, sobrecarga e jornada de trabalho abusiva, as mulheres, que são maioria na Enfermagem, ainda enfrentam, no exercício de sua profissão, violência verbal, psicológica e assédio sexual. E apesar de todas as dificuldades, seguem trabalhando dignamente.

É indiscutível a importância da assistência à saúde que a Enfermagem como um todo desempenha nas instituições públicas e privadas do país, principalmente, no atual cenário de enfrentamento a pandemia de Covid-19 que passamos. Por isso, atitudes como a do apresentador se tornam cada vez mais inadmissíveis e repugnantes.

O Coren-RN reafirma seu descontentamento com ocorrido e o seu compromisso em defesa da Enfermagem e de suas atividades, essenciais à saúde da população.

NATAL, 03 DE DEZEMBRO DE 2020

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO NORTE