01-10-2020
Cofen divulga nota técnica sobre o uso de dispositivos extraglóticos

Prática é legal e o procedimento é recomendado

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou, nesta quarta-feira (30/9), nota técnica da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (CoNUE) e do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência (Cobeem) sobre as recomendações de biossegurança no uso de dispositivos extraglóticos pelo enfermeiro no atendimento de emergência. A prática é legal e o procedimento é recomendado.

“A construção desta Nota contou com o engajamento de enfermeiros com vasta experiência em Urgência e Emergência de todo o país” destaca o coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen, Eduardo Fernando.

O documento estabelece os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais que os profissionais devem usar e apresenta de forma detalhada e por imagens, como fazer a utilização dos dispositivos extraglóticos.

“Atender ao paciente numa situação de morte iminente requer condutas imediatas, que ofereça segurança aos profissionais da saúde envolvidos diretamente neste procedimento sob uma assistência segura ao paciente”, relata o presidente do Cobeem e membro da Comissão Nacional de Urgência e Emergência, Sergio Martuchi.

 

Fonte: Ascom - Cofen