31-05-2021
Enfermeira do RN desenvolve em grupo de pesquisa anti-inflamatório natural aprovado

Medicamento fitoterápico contribui no tratamento de patologias inflamatórias, podendo ser avaliado em novas terapias no combate a artrite, artrose, fibromialgias e colites ulcerativas.

Um novo fitoterápico desenvolvido por pesquisadores potiguares, entre eles a enfermeira e aluna da pós graduação em Biotecnologia Lariane Thays Albuquerque Ribeiro, obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com ação anti-inflamatória, o medicamento poderá  atuar na terapêutica de doenças como artrite, artrose, fibromialgia e colites ulcerativas. O bioformulado é preparado à base do extrato hidroalcoólico do fruto de Noni (Morinda citrifolia L).

Em meio ao Maio Roxo, campanha mundial que conscientiza a população sobre doenças inflamatórias intestinais, o fitoterápico chega como uma alternativa promissora que pode proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas acometidas pelas patologias.

Lariane Ribeiro atuou sob orientação das professoras doutoras Maria Aparecida Medeiros Maciel e Amália Rêgo, e equipe extensiva Prof. Magnaldo Inácio Tavares Medeiros e  Prof. Tarciso Bruno Montenegro Sampaio, aplicaram em experimentos in vivo o nanobioformulado de Noni, contendo o vegetal encapsulado em baixas concentrações.

Considerado inovador devido à nanobiotecnologia, o fitoterápico teve os dados farmacológicos obtidos via estudos experimentais in vivo, seguindo preceitos éticos, que comprovaram a eficácia anti-inflamatória e antinociceptiva. A pesquisa foi patenteada e obteve anuência da Anvisa e, de acordo com a equipe que desenvolveu os estudos, o fitoterápico contribui com o tratamento de patologias inflamatórias, podendo ser avaliado em novas terapias no combate a artrite, artrose, fibromialgias e colites ulcerativas.

A artrite é uma doença que leva à inflamação das articulações, causando dor e inchaço nas mãos, punhos, joelhos e tornozelos. Já a artrose é uma doença degenerativa das articulações e leva a um desgaste da cartilagem, podendo ser acompanhada também de inflamação.

Colite ulcerativa é um tipo de doença inflamatória intestinal que atinge a camada interna que reveste o cólon e o reto. A inflamação causa dor abdominal, diarreia, além de aumentar os riscos para câncer de cólon. Crônica, a fibromialgia tem como principal sintoma dor constante por todo o corpo.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, o tratamento de doenças inflamatórias se tornou um grande desafio diante da pandemia da Covid-19, pois alguns medicamentos têm sofrido constantes irregularidades no abastecimento.

Vantagem dos medicamentos naturais

A ampla variedade de substâncias naturais bioativas presentes no reino vegetal representa uma das principais fontes de fármacos. A partir da década de 1980 até os dias atuais, quase 30% dos novos fármacos lançados no mercado são considerados como produtos naturais ou semissintéticos. Esta expansão pode ser associada a diversos fatores, em que se incluem a possibilidade de efeitos adversos causados por fármacos de origem sintética ou natural. Neste contexto, os bioativos naturais ganham preferência de uso que por comparação aos sintéticos, são menos tóxicos. No entanto, há de se considerar os riscos toxicológicos dos fitoterápicos, que em função do uso indiscriminado, representam um problema sério de saúde pública.