11-06-2021
Pessoas vacinadas devem manter o uso de máscara

O uso de máscara deve ser mantido, mesmo após a vacinação contra covid-19, enquanto durar a pandemia. Mesmo após a segunda dose, é necessário esperar pelo menos 15 dias para que ela atinja a eficácia esperada, com a produção de antígenos.

“Reforçamos a importância de manter as medidas como uso de máscaras, lavagem de mão e o distanciamento social, fundamentais para controlar a pandemia”, afirma o enfermeiro Eduardo Fernando, coordenador do Comitê Gestor de Crise do Conselho Federal de Enfermagem. “Embora as vacinas contra covid-19 tenham enorme impacto na redução da mortalidade e do contágio, não é 100% eficaz. Ainda existe uma chance, reduzida, de contrair e transmitir a doença.”

“Somente com a ampla vacinação é possível alcançar a chamada “imunidade de rebanho” — quando o número de pessoas imunes é tão grande que o vírus tem uma drástica redução de circulação”, reforça a presidente do Cofen, Betânia dos Santos.

A avaliação de infectologistas é que o nível de transmissão da Covid-19 deveria cair em pelo menos três vezes para que o país adotasse a flexibilização do uso de máscaras para pessoas que concluíram o esquema vacinal.

 

 

 

Fonte: Ascom - Cofen