08-07-2021
Museu Nacional de Enfermagem realiza tour virtual

Agende gratuitamente sua visita mediada, disponível para o público de todo o Brasil

O Museu Nacional de Enfermagem do Cofen (MuNEAN) está aberto para visitantes de todo o Brasil por meio de tour virtuais. “Devido a necessidade do distanciamento social e aplicação das medidas protetivas no combate ao coronavírus, atividades foram convertidas da modalidade presencial para a modalidade virtual”, explica a enfermeira Júlia Lemos, diretora do museu.

Visitas Virtuais Mediadas – O museu realiza, desde abril, apresentações de exposições permanentes e temporárias. O objetivo é abrir diálogo com o público e contribuir para a interpretação do seu acervo e dos seus espaços, ampliando o conhecimento sobre aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e tecnológicos que envolvem a história da Enfermagem e sua relação com a realidade contemporânea.

Palestras Virtuais – Além das visitas mediadas, ocorrem também apresentações de temas que fazem parte da história da Enfermagem brasileira e mundial. Nessas palestras, os mediadores do museu buscam ampliar o conhecimento das pessoas que participam das palestras e dar sentido as imagens trabalhadas. Adota-se a metodologia do diálogo, da análise e exploração dos conteúdos. “Esses encontros virtuais têm uma carga horária que não sobrecarrega os participantes. Afinal a realidade remota precisa ser, além de tudo, atrativa e não maçante”, convida Júlia.

Temas das palestras: História da Enfermagem Brasileira – Contribuições Afrodescendentes, História da Enfermagem no Brasil, História da Enfermagem no Mundo, Anna Justina Ferreira Nery – Patrona da Enfermagem Brasileira, Florence Nightingale – Patrona da Enfermagem Moderna.

Estudantes, professores, grupos de associações e instituições educacionais e culturais, podem agendar visitas pelos canais:

muneanagendamento@cofen.gov.br

muneanmuseologia@cofen.gov.br

Instagram: @munean_oficial

 

 

Fonte: MuNEAN