27-07-2021
Sesap realiza seminário de Qualificação da Assistência ao Pré-natal e Transmissão

A Secretaria de Estado da Saúde Pública promove o II Seminário de Qualificação da Assistência ao Pré-natal e IV Seminário de prevenção da transmissão vertical do HIV, Sífilis, Hepatites Viras, HTLV e STORCH, entre os dias 03 e 05 de agosto, com transmissão pelo Youtube da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN).

Voltado para profissionais da Atenção Primária à Saúde, maternidades, SAE materno-infantil, NAFs e equipes técnicas das regionais de saúde do RN, o Seminário tem como objetivo qualificar o cuidado às gestantes, às crianças e às parcerias sexuais durante o pré-natal, parto e puerpério, fortalecendo, assim, o acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, especialmente, no que diz respeito as ações de prevenção da transmissão vertical do HIV, Sífilis, Hepatites Virais, HTLV e STORCH.

“Este evento sinaliza a importância de se promover ações que culminem na qualificação do processo de cuidado a gestante, ao recém-nascido e as parcerias sexuais durante o pré-natal, parto e puerpério e em especial, no enfrentamento da transmissão vertical do HIV, Sífilis, Hepatites Virais, HTLV e STORCH. Para isso, as atualizações em manejo clínicos, laboratoriais e epidemiológicos destas infecções, atenção à Saúde sexual e Saúde reprodutiva e outros temas relacionados, serão contemplados no seminário”, disse Renata Gadelha, enfermeira epidemiologista do Programa Estadual de IST/Aids e HV do RN.

A capacitação está contemplada no Plano Estadual de Enfrentamento a Transmissão Vertical, que tem como objetivo eliminar/reduzir as infecções sexualmente transmissíveis, da mãe para o bebê, como problema de saúde pública no Estado do Rio Grande do Norte. E, por isso, todos os profissionais de saúde tem o dever de garantir aos cidadãos uma vida livre destas infecções.

Participarão do seminário profissionais de outras esferas de gestão, como do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde do Recife-PE, Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, Secretaria Municipal de Saúde do Amazonas – AM, Hospital Universitário Lauro Wanderley-UFPB, Impereal College London, Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, Hospital Giselda Trigueiro, SOGORN e áreas técnicas da Sesap.

Na Sesap, o evento é promovido pela Coordenadoria de Atenção à Saúde/CAS, Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas/SAPS, Núcleo Ciclos de Vida/Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde do Homem e da Coordenadoria de Vigilância à Saúde/CVS, Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica/SUVIGE, Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais.

Para fazer a inscrição, o link está disponível através do endereço:

Fonte: Sesap/RN