15-10-2021
Alerta de Golpe e Nota de Esclarecimento

O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) vem alertar a Enfermagem Potiguar sobre um golpe que vem sendo aplicado na divulgação de falso processo seletivo para vaga de emprego em Hospital das Forças Armadas no estado e esclarecer acerca de suas condutas e funcionamento. A aparente oferta de trabalho é um disfarce que os criminosos estão usando para extorquir valores em dinheiro da vítima, no caso, profissional em busca de emprego.

De acordo com relatos, após o cadastramento do currículo na plataforma, o suposto recrutador entra em contato com o (a) profissional candidato e exige certificações de NR6 e NR32 como requisito para ocupar a vaga. Não possuindo os certificados, o falso recrutador sugere uma pessoa para realização dos cursos mediante pagamento imediato e, depois de feita a transferência de dinheiro, informa à vítima sobre a impossibilidade de gerar os certificados dos cursos por encontrar pendências financeiras junto ao Coren-RN e multa da prefeitura. Para “resolver o problema”, o suposto agente então sugere ao (a) candidato (a) uma outra transferência no valor da multa para o pagamento do boleto. Na ânsia e necessidade da vaga de emprego, a vítima é enganada e roubada em dois procedimentos inverídicos. 

 Diante do exposto, o Coren-RN esclarece alguns pontos importantes:

  1. Os processos seletivos para provimento de cargos efetivos ou temporários em instituições públicas de saúde (municipal, estadual ou federal) ocorrem através da publicação de edital e realização de concurso público;
  2. O Coren-RN não possibilita o acesso ao sistema e a dados do profissional inscrito por terceiros, pois esse acesso deve ser feito somente com login e senha;
  3. O Coren-RN não faz cobrança de multa motivada por pendências com prefeituras;
  4. A Certidão de Nada Costa e de Regularidade podem ser emitidas, pelo profissional, no site do Coren-RN (autoatendimento Coren 24horas) e tem validade de 60 dias;
  5. As dívidas junto ao Coren-RN são relacionadas ao não pagamento de anuidades (dever de todo profissional de Enfermagem), podem ser negociadas com vantagens diretamente com o Conselho e, se judicializadas, são comunicadas através de carta enviada para o endereço do profissional.

O Coren-RN reforça que segue desempenhando o seu papel de zelar pelo exercício legal da profissão em todo o estado, bem como defender o profissional de Enfermagem para garantir uma assistência segura e de qualidade à população e lutar por melhores condições de trabalho e pela valorização da categoria.

Além disso, informa que está a disposição para qualquer esclarecimento e orienta os profissionais que foram vítimas desse tipo de golpe, a denunciarem junto aos órgãos competentes para que casos de fraudes envolvendo a oferta de vagas de emprego não se repitam.