11-04-2022
Coren-RN empossa Comissão Regional de Empreendedorismo em Enfermagem

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Note (Coren-RN), Egídio Júnior, empossou, nesta terça-feira (12), a Comissão Regional de Inovação e Empreendedorismo em Saúde (CRIE-RN).

A CRIE do Coren-RN é composta por quatro profissionais de Enfermagem: Hérika Raíssa Silva (TE), Janieiry Araújo (ENF), Aline Oliveira (ENF) e Marcos Daniel de Oliveira (ENF) e a posse aconteceu durante evento da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo em Saúde (CNIE/Cofen), em Natal, que vai até o dia 14. As atividades incluem palestras e capacitações sobre o tema para os conselheiros, enfermeiros fiscais e setor jurídico do Coren-RN, além de reuniões entre as comissões.

O Coren-RN é o terceiro Conselho Regional a instituir uma CRIE. As comissões têm a finalidade de articular estratégias para gerar conhecimento e dar suporte à Enfermagem inovadora e empreendedora, além de compartilhar ações entre os Conselhos Regionais.

Para a coordenadora da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Saúde (CNIE/Cofen), Marta Pereira, as CRIES representam “ações concretas de amplo alcance para potencialização dos talentos dos enfermeiros”, fomentando soluções inovadoras a problemas e necessidades de saúde que ainda não são plenamente atendidas.

O presidente do Coren-RN, Egídio Júnior, disse que a presença da Comissão de Empreendedorismo do Cofen é muito importante para todos os profissionais que estão participando. “O momento é ideal para não só aprofundar os conhecimentos sobre a atuação dos enfermeiros nessa área aqui no RN como também para estimular profissionais a se tornarem empreendedores”, falou.

 

Segurança jurídica e fortalecimento institucional – O direito a empreender e ter o próprio negócio é respaldo pela Lei do Exercício Profissional (Lei 7.498/86), que assegura a autonomia do enfermeiro, e regulamentado pelas Resoluções 358/19, 568/18 e 606/19, do Cofen. Já prevista e autorizada em legislações anteriores, as consultas de Enfermagem ganharam força com a Resolução Cofen 568/2018, que normatiza o funcionamento de clínicas e consultórios.

Em 2021, o Cofen criou Grupo de Trabalho que deu origem CNIE, formada por pesquisadores e especialistas, para dar apoio institucional aos profissionais de Enfermagem que desejam empreender e propor soluções inovadoras na Saúde.