04-05-2022
DELEGAÇÃO DO COREN-RN ENTREGA CARTA SOLICITANDO APOIO AOS DEPUTADOS DO RN

A delegação do Conselho Regional de Enfermagem, que está em Brasília participando pela mobilização em prol da aprovação do PL2564, visitou os gabinetes dos deputados federais do Rio Grande do Norte durante o dia de ontem(03) e continua indo aos gabinetes no dia de hoje(04).

 

A delgação tem entregue uma carta solicitando o apoio dos delegados. Confira a íntegra da Carta a seguir:

 

 

CARTA DA ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO NORTE AOS DEPUTADOS(AS) FEDERAIS DO RN.

Excelentíssimo Sr.(a) Deputado(a) Federal do RN.

 

A Enfermagem Brasileira reúne mais de 2,5 milhões de Trabalhadores da Saúde, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, no Rio Grande do Norte somos mais de 43 mil profissionais presentes em todos os municípios do Estado, com papel essencial no Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária), assim como na Rede Privada de Saúde, privilegiando o cuidado com a vida humana na prevenção de riscos, agravos e doenças, bem como nas ações de educação, promoção e proteção à saúde, no tratamento, cura, recuperação e reabilitação. A Enfermagem é a única categoria que está 24 horas ao lado do paciente, presente desde a fecundação até o pós morte.

 

Dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Fiocruz/Cofen,2015) apontam enormes lacunas no que tange a gestão do trabalho da Enfermagem. O desequilíbrio entre oferta de mão de obra e demanda por conta do “boom” de escolas de Enfermagem no país, tem gerado índices preocupantes de desemprego, jornadas exaustivas com reflexo em uma sobrecarga de trabalho, elevado índice de adoecimento, afetando a saúde mental, influenciando diretamente no aumento do número de acidentes de trabalhos e no absenteísmo, dentre outros. Somando-se a tudo isso, somos submetidos a salários aviltantes, que colocam os profissionais em situações de necessidade de ter dupla ou tripla jornada de trabalho, para garantir minimamente o sustento de suas famílias, especialmente as mulheres, que são em torno de 85% da categoria.

 

É necessário falar que esses últimos dois anos em que vivenciamos a Pandemia da COVID-19, acentuaram-se os problemas de saúde mental nos profissionais de enfermagem, dado o temor de contrair a doença e repassar para os seus familiares, muitos dos nossos profissionais tiveram que deixar seus lares e suas famílias para isolar-se e continuar na linha de frente do combate ao vírus. E muitos desses colegas, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem tombaram nessa batalha. Mesmo assim à Enfermagem se mantem firme no seu propósito de salvar vidas, seja no atendimento aos pacientes acometidos pela COVID-19, seja na aplicação das vacinas, contribuindo de forma incondicional com a prevenção e a redução dos casos de contaminação e óbitos.

 

Tivemos aplausos da população, e de certa forma reconhecimento quanto a importância da enfermagem para a saúde no Brasil, porém é de extrema necessidade que esses aplausos se transformem em atos efetivos de Reconhecimento e Valorização, que perpassa pela aprovação de Projetos de Lei que são de grande necessidade da nossa Categoria, como o PL 2564/2020 que estabelece o PISO NACIONAL DA CATEGORIA.

 

Neste Sentido, mesmo já cientes do apoio declarado de vossa senhoria ao PL 2564/2020, SOLICITAMOS A GARANTIA DA PRESENÇA NO PLENÁRIO NO DIA 04/05/22 E O VOTO PELA APROVAÇÃO DO TÃO SONHADO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM.

 

Natal-RN, 29 abril de 2022.

 

MANOEL EGIDIO DA SILVA JUNIOR PRESIDENTE DO COREN-RN