04-05-2022
Caravanas lotam estacionamento em frente à Câmara dos Deputados

O movimento da Enfermagem em prol do PL 2564/20 foi emocionante. Centenas de pessoas se reuniram no estacionamento do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, para mostrar seu apoio ao projeto e à causa. Caravanas de todos os cantos do Brasil se reuniram com faixas, cartazes, bonés, camisas com símbolos e frases da luta da categoria por um salário justo e digno. Teve banda, batuque, palavras de ordem, piquenique, gente em pé, gente sentada no chão, cantoria e muita força de vontade e água para suportar o calor e quase 30ºC na capital do país. Pode-se ver bandeiras do nordeste, sul, sudeste, centro-oeste e norte do Brasil.

A esperança no olhar de todos que ali estavam é grande. Muitos jamais pisaram em Brasília. Outros já vieram em outras mobilizações, mas uma coisa une todos os manifestantes: a luta pela aprovação do piso salarial da Enfermagem.

A técnica de Enfermagem, Vaneide Lucena, que veio do Rio Grande do Norte com uma caravana de 50 pessoas, era uma delas. Foram três dias de viagem até Brasília, parando na estrada, tomando banho em locais precários e dormindo pouco para chegar na frente da Câmara dos Deputados e gritar pela aprovação do piso da Enfermagem. “O que nos move é a dignidade, o salário justo, o serviço com amor e o que fazemos”, disse. As companheiras de caravana, Ivoneide Medeiros e Maria José Gomes, ambas técnicas de Enfermagem, concordaram e disseram que “qualquer sacrifício vale a pena pela categoria.”

A técnica de Enfermagem, Márcia Ramos, de Tucanos-BA veio com uma caravana de 32 pessoas. “Só queremos a vitória”, sorriu. Da Bahia, o pessoal da cidade de Irerê percorreu mais de 1000km para chegar ao DF. São 25 pessoas que se juntaram para representar a Enfermagem numa caravana cheia de animação. A técnica de Enfermagem Dina Paula disse que para conseguir vir até aqui o trabalho começou muito antes. Elas fizeram rifas, venderam camisas, buscaram patrocínio para conseguir arrecadar o valor suficiente para passar o dia da votação em Brasília e voltar no mesmo dia. “Foi difícil, mas conseguimos. Agora queremos essa votação e conseguir o piso que tanto precisamos.”

Também entre as caravanas, a presidente do sindicato dos trabalhadores da Enfermagem de Apucarana (PR), Marilei da Costa. “Estamos há mais de 30 anos nessa luta, precisamos da vitória”. Ela tem esperança que essa seja sua última vez em Brasília para lutar pelo piso. “Depois dessa votação vamos lutar por outro direito: seguimos rumo às 30 horas”, mencionando o projeto de lei que prevê a carga horária de 30 horas para a enfermagem.

Votação do PL acontece hoje à tarde (04/5) e será transmitida pelo Cofen em seus canais no YouTubeFacebook e no aplicativo CofenPlay.

PL do Piso – O PL 2564/2020, proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e aprovado nos termos da emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), estabelece um piso de R$ 4.750 para enfermeiros e pisos proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor). “Não são valores ideais, mas erradicam salários miseráveis, infelizmente ainda praticados em diversas instituições, e trazem um alento para os profissionais. O avanço do PL do Piso é fruto de ampla pactuação e diálogo, e já considera a realidade financeira do país”, avalia