18-11-2021
Reunião alinha departamentos de fiscalização dos Conselhos

O auditório da sede do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) está sendo o palco da Reunião de Coordenadores de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, evento que começou na manhã desta quarta-feira (17/11) e irá até a manhã de sexta-feira (19/11).

O encontro, organizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (CTFIS/Cofen), é voltado aos gestores das equipes de fiscalização dos regionais, e conta com a participação de profissionais, conselheiros e diretores de diversos conselhos.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do Coren-SP, James dos Santos; Manoel Neri, presidente do Coren-RO; Emília Pimentel, presidente do Coren-AP; Heloísa Helena da Silva, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen; Marisa Miranda, coordenadora da Divisão de Fiscalização do Cofen e Walkírio Almeida, coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS) do Cofen.

Em sua fala, o presidente do Coren-SP destacou o papel que a fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais tem tido na garantia da segurança assistencial dos profissionais de Enfermagem, sobretudo em tempos de pandemia. “Nós acreditamos que todo o sistema tem trabalhado intensamente para oferecer uma assistência segura para todos os profissionais de enfermagem. A fiscalização é o nosso grande pilar e cada vez mais tem trabalhado e é extremamente importante que nossos fiscais estejam cada vez mais atualizados nesse sistema”.

Walkírio sintetizou o objetivo do encontro: “Estamos aqui hoje para apresentar a realidade da fiscalização no Brasil. Espero que tenhamos boas conversas e que consigamos fazer da fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, um modelo para todos os conselhos de fiscalização profissional”.

Manoel Neri frisou a necessidade da integração entre os departamentos de fiscalização dos regionais e o restante da estrutura do sistema. “A fiscalização não deve ser um eixo separado dos conselhos. Deve haver essa integração para que a fiscalização tenha eficácia e eficiência”.

A primeira exposição do evento foi a mesa redonda “Panorama da Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, com os expositores Marisa Miranda, Walkírio Almeida e Thais Mirapalheta.

Depois do panorama houve um relato de experiência entre uma colaboração bastante frutífera entre as fiscalizações do Coren-AC e do Coren-RO, tendo como expositores Juan Irineu Beline (Coren-RO) e Ravena Ferreira (Coren-AC).

Na parte da tarde, o evento prosseguiu com a apresentação “Evidências Científicas como Ferramenta de Fiscalização”, feita pela enfermeira e professora da Unifesp, Isabel Cunha, editora da revista científica do Cofen, Enfermagem em Foco.

Isabel demonstrou como as evidências científicas têm um impacto importante no trabalho da Enfermagem e como podem ser utilizadas no processo de fiscalização dos conselhos.

“Para tomar uma decisão clínica, devemos ver as informações científicas para analisarmos quais artigos e evidências valem a pena inserirmos na nossa prática. Apenas a partir deste passo é que devemos fazer as mudanças necessárias”, exemplificou.

O primeiro dia de encontro foi encerrado com uma oficina com os coordenadores de fiscalização, com o tema “Indicadores de desempenho – aspectos conceituais”.

Confira a programação da reunião para os dias 18 e 19 de novembro:

18/11 (Quinta-feira)

9h00min-10h00min – Práticas integrativas na Enfermagem: conhecimento aplicado na Fiscalização. (Dra. Cláudia Ferreira – Coordenadora da Comissão de PICs/Cofen).

10h00min-11h20min – Mesa Redonda: Fiscalização na Atenção Primária: desafios. (Dra. Maria Alex Sandra Leocádio, Dr. Marcuce Miranda Santos – membros da CTAB/COFEN e Presidente de Regional a definir. Mediadora: Dra. Silvia Neri, Conselheira Federal).

11h20min-12h00min – Apresentação do Cofen Play. (Neyson Freire, Chefe da Ascom/Cofen).

14h00min-15h20min – Mesa redonda: Dimensionamento de pessoal: desafios no judiciário. (Expositores: Dr. Gabriel Bongiolo e Dr. Nivaldo Romko – Procuradores de Regionais. Mediadora: Dra. Ticyanna Monte Alegre, Procuradora do Cofen).

15h20min-17h00min – A fiscalização como instrumento de construção de uma sociedade democrática, mediante o controle ético e técnico do exercício profissional. (Dr. Manoel Neri, Presidente do Coren-RO.

19/11(Sexta-feira)

9h00min-11h00min – Indicadores de desempenho e Análise dos dados apresentados pelos Regionais. (Dra. Heloísa Helena, Chefe DGEP e Dra. Ivana Andrade, membro CTFIS).

11h00min-12h00min – Normatização do Cofen sobre a assistência de enfermagem no âmbito da urgência e emergência. (Dr. Sérgio Martuchi, Membro da CONUE/COFEN).