03-01-2022
Cofen visita cidades na Bahia para levar ajuda aos profissionais de Enfermagem

Doações de alimentos e itens de necessidade básica estão sendo realizadas diariamente. Quase 200 profissionais afetados já foram identificados

A Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), vem percorrendo, desde a última semana, os municípios baianos atingidos pelas fortes chuvas, para visitar unidades de saúde e prestar assistência individual aos enfermeiros, técnicos e auxiliares afetados. O grupo tem mapeado as condições da Enfermagem na região e realizado diariamente a doação de cestas básicas, itens de higiene pessoal, água e colchões. Até o momento, quase 200 profissionais acometidos pelas enchentes já foram identificados e estão recebendo apoio necessário.

A entrega dos donativos está ocorrendo mediante cadastro em formulário disponibilizado pelo Cofen e pelo Coren-BA. Na véspera de Ano Novo (31/12), em um trabalho conjunto com a ONG Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, foi realizada a doação de 100 cestas básicas aos profissionais de Enfermagem atingidos.

Neste sábado, primeiro dia do ano, as equipes estiveram na cidade de Itajuípe, uma das mais afetadas. Diante das fortes chuvas, o município vive uma crise no abastecimento de água potável e de energia, e conta com mais de 800 famílias desabrigadas. “Estas visitas realizadas pelo Cofen e pelo Coren-BA estão sendo fundamentais para trazer acolhimento e conforto à nossa categoria. Muitos profissionais têm vivido momentos difíceis, mas temos a certeza de que dias melhores virão”, afirmou Lázaro Freitas, enfermeiro local.

“Enviamos a Equipe de Resposta Rápida do Cofen com o objetivo de avaliar as necessidades dos profissionais de Enfermagem atuantes na região. Com o desastre, não somente diversas unidades de saúde foram avariadas, mas também muitos profissionais tiveram seus lares destruídos”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Crise hidrológica — A Bahia vive a maior crise natural da sua história. Segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), mais de 90 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, 153 cidades decretaram situação de emergência e 25 mortes foram confirmadas. Ao todo, 661.508 pessoas foram afetadas pelas enchentes.

Equipe de Resposta Rápida  A Equipe de Resposta Rápida do Cofen é composta por Eduardo Fernando de Souza, Silvio Queiroz, Paulo Afonso de Souza e o conselheiro federal Wilton Patrício. Além do apoio aos profissionais de Enfermagem, o grupo está atuando para fortalecer a assistência prestada na região e oferecer auxílio técnico às ações dos órgãos governamentais baianos. As atividades estão sendo desenvolvidas na cidade de Ilhéus, sede do Centro de Operações (COES), coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde da Bahia.

Clique aqui e acesse o formulário de cadastro para receber ajuda.