12-01-2022
Coren-RN inaugura oficialmente nova sede para Enfermagem Potiguar

Foi inaugurada oficialmente, nesta terça-feira (11/1), a nova sede do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN). Adquirida através de convênio firmado com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o espaço conta com infraestrutura necessária para garantir melhor ambiente de acolhimento e um atendimento aprimorado aos mais de 42 mil profissionais inscritos no estado. Durante a solenidade, também foi realizada a diplomação dos conselheiros da atual gestão.

“O que está acontecendo hoje é a concretização de um sonho de muita gente, um sonho de gestões passadas, um sonho da enfermagem potiguar”. A fala é do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), Egídio Júnior, durante a inauguração e representa o clima de celebração na cerimônia de inauguração da nova sede do Coren-RN, em Natal.

A nova casa da Enfermagem potiguar está localizada na capital Natal, na rua das Gardênias, nº 1805, no bairro do Capim Macio, na lateral do Shopping Via Direta, numa área central da capital, próximo a paradas de ônibus que interligam diversos bairros de Natal e, inclusive, a paradas de ônibus de municípios do interior do estado. Com uma área de 960 metros quadrados, salas amplas, excelente localização e capacidade para comportar eventos. A antiga sede apresentava estrutura incompatível com a demanda de atendimento exigida pelo estado, além de localização desfavorável e ausência de acessibilidade.

Participaram também do descerramento da placa de inauguração, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Maria dos Santos, o presidente do Coren-RO, Manoel  Carlos Neri e o ex-conselheiro Jorge Carlos, representando a ex-presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes.

A presidente do Cofen acompanhou a solenidade e participou do descerramento da placa de inauguração. “Esta nova sede será capaz de oferecer atendimento qualificado a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares atuantes no estado. Por respeito aos regionais e seus profissionais, buscamos devolver parte do valor arrecadado pelos conselhos em forma de benefícios que contribuam para o desenvolvimento da Enfermagem local. A entrega deste edifício traduz este compromisso e reforça a integração entre o Cofen e o Coren-RN “, afirmou.

Estiveram também presentes na inauguração conselheiros federais e presidentes de outros conselhos. “É uma imensa alegria presenciar a conquista desta sede, depois de anos de luta. O prédio atende a uma demanda antiga e marca o início de um novo momento para a Enfermagem do estado”, declarou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RO), Manoel Neri, que presidiu o Cofen durante a assinatura do convênio.

O evento ocorre após dois meses de funcionamento do Conselho em novo endereço e contou com a presença de representantes do Cofen,  de Corens de vários estados, da enfermagem do RN, de empregados públicos e de ex-presidentes do Coren-RN.

Diplomação

Antes da inauguração da sede, no auditório, aconteceu a solenidade de diplomação do Plenário do Coren-RN. Um ano após a cerimônia restrita de posse, devido a pandemia, os conselheiros, eleitos para o mandato 2021-2023, receberam das mãos da presidente do Cofen, Betânia Maria dos Santos, seus diplomas.

Em oportunidade de fala, o presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, parabenizou gestão e manifestou entusiasmo com o evento. “É uma alegria estar aqui nesse momento de diplomação e, principalmente, de inauguração da nova sede. Feliz em ter participado do processo de aquisição do prédio, ainda em 2020, em meio a pandemia, e agora ver ele fucnionando para atender melhor os profissionais de enfermagem”, disse.