14-01-2022
Investimento e respeito são tema do Dia Internacional da Enfermagem 2022

Data é comemorada em 12 de maio, aniversário do nascimento de Florence Nightingale

O Conselho Internacional da Enfermagem (ICN, na sigla em inglês) definiu como temas do dia internacional da categoria em 2022 o investimento e o respeito para garantir os sistemas de saúde do planeta. “Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global” será o tema da data, comemorada todo ano em 12 de maio, aniversário de Florence Nightingale, fundadora da moderna Enfermagem.

O ICN também lançou um compilado de estudos de caso para mostrar o alcance do trabalho e a inovação que a categoria realiza todos os dias, no contexto da pandemia e no de outros males. Do nascimento à morte, de doenças não comunicáveis a infecciosas, condições mentais e males crônicos, em hospitais, comunidades terapêuticas e casas de repouso, a Enfermagem proporciona cuidado holístico acessível, dentro da realidade econômica e com foco no paciente a todos.

Para a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, o tema reforça a luta pelas pautas da categoria. “Em um momento histórico de luta pelo reconhecimento efetivo da Enfermagem brasileira, a escolha deste tema nos dá ainda mais força para trabalhar de forma ativa pela aprovação de nossas demandas. Falar de piso salarial, da jornada de trabalho, da lei do descanso digno e de outras pautas urgentes da nossa categoria é falar de direitos que precisam ser respeitados. Ao longo do ano, realizaremos diversas atividades em defesa da nossa valorização, e é fundamental que você, profissional, esteja junto conosco, seja nas ruas ou pelas redes sociais. Investir na Enfermagem é garantir a qualidade dos serviços do SUS e melhor acesso da população à saúde”, declarou.

Na abertura do ano legislativo, em 9 de fevereiro de 2022, a presidente do Cofen estará na Câmara dos Deputados, junto às presidentes e aos presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren), peregrinando de gabinete em gabinete, para buscar apoio parlamentar e alcançar a votação urgente do PL 2564/20, que cria um piso salarial para a categoria em todo o território nacional.

A presidente do ICN,  Pamela Cipriano, declarou que a falha dos governos em investir na Enfermagem coloca em risco os sistemas de Saúde no mundo inteiro.

“A Enfermagem sofreu tremendamente ao longo de toda a pandemia. Foi desnecessariamente exposta ao vírus, enfrentou ataques do público, sofreu com jornadas de trabalho extremas e continua a ser mal paga e subvalorizada. Se os governos continuarem adiar os investimentos em força de trabalho na Saúde, será em detrimento dos sistemas de saúde de todos os lugares. Não há Saúde sem os trabalhadores da Saúde!

Os estudos para o Dia Internacional da Enfermagem formam um retrato do trabalho incrível da Enfermagem e nosso tema para 2022 continua a promover o trabalho da Enfermagem e lutar pelos direitos dos profissionais por um ambiente de trabalho seguro, salários dignos e a inclusão da categoria na tomada de decisões”, declarou Pamela.

O logo do Dia Internacional da Enfermagem pode ser baixado aqui em inglês, espanhol e francês.

O ICN é uma federação de mais de 130 associações nacionais de Enfermagem, representando milhões de enfermeiros e enfermeiras em todo o mundo. Operada por profissionais de enfermagem internacionalmente, a organização trabalha para garantir atendimento de qualidade a todos e políticas de saúde sólidas em todo o mundo.

Fonte: Ascom - Cofen, com informações do ICN