O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) promoveu sessão de Desagravo Público, na última quinta-feira (10), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) de Natal-RN, em favor do enfermeiro Jarbas de Morais Paiva.
Na ocasião, foi lida nota de Desagravo Público em apoio ao profissional que foi desrespeitado(ofendido) em suas prorrogativas profissionais(honra) pelo médico Celmo de Paula da Silva, ocasionando constrangimentos em seu local de trabalho.
Estiverem presentes ao ato o presidente do Coren-RN, Egídio Júnior, a conselheira do Coren-RN, Vânia Machado, o desagravado enfermeiro Jarbas, o coordenador do Samu, médico Cláudio Macedo e membros da equipe interdisciplinar do Samu. Durante a sessão pública, a conselheira Vânia Machado procedeu a leitura da Nota de Desagravo nº 01/2023 em favor do enfermeiro.
O Coren-RN reafirma seu compromisso com a enfermagem e repudia posturas que atentem contra o livre exercício da profissão, mantendo-se firme para coibi-las e adotar as medidas judiciais, extrajudiciais e administrativas cabíveis no sentido de resguardar todos os profissionais de enfermagem. Foi ressaltado durante o desagravo que a Saúde se faz com equipe multiprofissional e usuários, com interação e partilha de conhecimentos e, acima de tudo, com respeito ético entre as partes envolvidas, que promova um ambiente laboral saudável e a garantia de uma assistência segura e de qualidade a população.
O desagravo público é um instrumento de defesa legal e, com a sessão de desagravo, o Coren-RN reafirma seu compromisso com a Enfermagem norte-rio-grandense, repudiando qualquer comportamento de violência física ou psicológica, que atentem contra o livre exercício da profissão.