Nesta terça-feira (12), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) realizou sessão de Desagravo Público no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal.
A nota do desagravo foi deferida pelo Plenário do Coren-RN e lida, durante a sessão, pelo conselheiro, Josivan Felix, em favor de equipe de Enfermagem do Centro Cirúgico do hospital, composta pelos seguintes profissionais: Sandra Kelly da Silva (TE), Bruce Augusto D. dos Santos (TE), Belgica das Nesves N. Batista (ENF), Olga Elis Dantas (TE), Jhonatan de Almeida Melo (ENF), Jamile Yasmine C. de Lima (TE) e Lady Jane Gonçalves A. Silvestre (TE), que foi desrespeitada no seu local de trabalho, pelo médico Thiago O. Silva e sua esposa, Silvia Oliveira.
Estavam presentes a conselheira, Dinara Moura, a diretora geral do Hospital Maria Alice Fernandes, Suyame Furtado Ricarte, a dieretora de Enfermagem, Gersimália Dantas Bezerra, e profissionais de Enfermagem.
O Coren-RN reafirma seu compromisso com a enfermagem e repudia posturas que atentem contra o livre exercício da profissão, mantendo-se firme para coibi-las e adotar as medidas judiciais, extrajudiciais e administrativas cabíveis no sentido de resguardar todos os profissionais de enfermagem. A nota de desagravo ressalta ainda que a Saúde se faz com equipe multiprofissional e usuários, com interação e partilha de conhecimentos e, acima de tudo, com respeito ético entre as partes envolvidas, que promova um ambiente laboral saudável e a garantia de uma assistência segura e de qualidade a população.
O desagravo público é um instrumento de defesa legal e, com a sessão de desagravo, o Coren-RN reafirma seu compromisso com a Enfermagem norte-rio-grandense, repudiando qualquer comportamento de violência física ou psicológica, que atentem contra o livre exercício da profissão.