29-03-2021
Coren-RN publica nota de repúdio contra falas do Senador Styvenson Valentim

Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) vem a público repudiar a atitude do Senador do Rio Grande do Norte, Styvenson Valentim, que de forma desrespeitosa, injusta e irresponsável se dirigiu aos profissionais de saúde com as declarações: “fingir que aplicam injeção” e “perderam a timidez e partiram para o assalto”. Nessas falas o senador se referia a uma possível fraude de vacinação e deixava dúbia uma possível participação dos profissionais de saúde em um assalto ocorrido na última segunda-feira (22) na Unidade Básica de Saúde de Ponta Negra.

É inadmissível que num momento no qual os profissionais travam uma luta árdua, desgastante e incansável contra a Covid-19, enfrentem também acusações infundadas, generalizantes e sem bases nos fatos, além da falta de reconhecimento e valorização.

O Coren-RN esclarece que os casos ocorridos de falhas na vacinação foram casos isolados, onde estão sendo apuradas as situações, sendo que não existe nenhum caso suspeito registrado e denunciado no Rio Grande do Norte. O Coren-RN se solidariza com os profissionais da UBS de Ponta Negra que diariamente assistem a saúde de milhares de pessoas, inclusive, vítimas da Covid-19, arriscando as suas vidas para cuidar da população e salvar vidas.

Orientamos que a luta real que deve ser travada pela classe política é a luta por melhores condições de trabalho e por um piso salarial digno para enfermagem. Reconhecer o trabalho de quem está 24 horas do dia zelando pela saúde da sociedade é um dever de todos nós.

O Coren-RN se une a indignação popular na exigência que o senador se retrate perante aos profissionais de saúde e passe a utilizar a sua função política para abraçar as verdadeiras causas que os profissionais precisam neste momento, como a jornada de 30 horas  e o Piso Nacional da Enfermagem, PLs que se encontram no Congresso Nacional e necessitam do vosso apoio.