21-05-2024
Semana de Enfermagem é aberta oficialmente e homenageia profissionais do RN em Natal

Nesta segunda-feira (20), em cerimônia para convidados, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) abriu oficialmente a Semana de Enfermagem 2024 e realizou a premiação do Protagonista da Enfermagem Potiguar, em Natal.

Além do presidente do Coren-RN, Egídio Júnior, estavam presentes na mesa de abertura do evento, o diretor do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra, a secretária adjunta do governo do RN, Leidiane Queiroz, e o coordenador da rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luiz Fernandes Pires.

Durante fala inicial, Egídio Júnior cumprimentou todos os presentes e desejou um ótimo aproveitamento do evento, que traz um tema relevante para discussão, além de homenagear profissionais que se destacam pelo zelo e cuidado ao exercício da Enfermagem.

Esse ano, o evento discute "O impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado", tema da palestra magna, ministrado pelo professor e doutor Wanderley Fernandes, na noite de abertura.

“Não dá para separar a formação, da ética e do cuidado. Precisamos entender que pensar nos impactos da tecnologia na Enfermagem significa pensar, primeiramente, nos impactos da tecnologia no ser humano hoje em dia e considerar que os recursos da tecnologia precisam estar presentes durante a formação”, disse.

Após a palestra magna, aconteceu a entrega do prêmio aos profissionais de enfermagem eleitos em votação e indicados pelo Plenário do Coren-RN. Ao todo, 32 profissionais, representantes das regiões de saúde do estado, foram homenageados pelo trabalho de relevância e contribuição para o crescimento, valorização e protagonismo na Enfermagem.

“A enfermagem merece estar nos mais altos palcos na história da saúde desse país. A enfermagem tem mudado e se reconhecido como uma categoria única e é nessa unidade que vamos avançar nas nossas conquistas e ocupar os espaços nas políticas de saúde desse estado e desse país porque a enfermagem tem capacidade e responsabilidade”, concluiu Egídio Júnior.

A programação do evento é gratuita e continua nos dias 21, 23, 27 e 29 com palestras nas cidades de Natal, Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró respectivamente, contemplando profissionais e estudantes de várias regiões do RN.  A Semana de Enfermagem 2024 acontece de forma presencial com transmissão das palestras para os inscritos, através do canal do youtube.